“…aprofundar e manter processos educativos [escolares, familiares, grupais e comunitários] que considerem o profundo da pessoa e suas dinâmicas, proporcionando a cada um seu desdobramento humano integral “até atingir a estatura da plenitude de Cristo” [Ef 4, 13; Gaudium et Spes nº 22].
Todas as atividades programadas nos projetos procuram propiciar oportunidades para que os alunos possam aplicar e refletir os conteúdos abordados em sala de aula de forma prática e dinâmica de acordo com cada disciplina. Todos os detalhes são pensados para estimular os jovens a agirem de forma determinada, considerando as consequências de suas ações não apenas no imediatismo, mas lembrando-se sempre de seu objetivo final.
Desta forma, a intenção que está por trás de cada projeto é a de exercitar a força de vontade de cada aluno de acordo com suas necessidades e anseios, proporcionando assim o uso de sua autonomia de acordo com sua faixa etária, em direção aos seus desejos e anseios. Assim, sua posição no meio se dará através de sua ação específica com o grupo através de sua postura e atos, sejam ele interiores ou exteriores, ou até mesmo a colocação de verdades aprendidas e vividas através do diálogo que fora conquistada pelo processo de aprendizagem.
As bases nas quais todos os projetos foram estruturados abrangem:
- O aluno como autor de sua própria história;
- O aluno como agente de transformação do mundo;
- A educação como meio de transformação;
- O aluno como agente ativo na sociedade através da educação;
- A formação humana integral segundo a plataforma do Ressuscitado;
- A formação individual em meio a social;
- A percepção de si mesmo em meio ao diferente, ao outro e ao mundo.
- Respeito ao outro e ao diferente;
- Autonomia;
- Fé e Conhecimento;
- Solidariedade;
- Construção de Vínculos;
- Disciplina;
- Integridade;
- Cooperação.
- Todas as atividades programadas nos projetos procuram propiciar oportunidades para que os alunos possam aplicar e refletir os conteúdos abordados em sala de aula de forma prática e dinâmica de acordo com cada disciplina. Todos os detalhes são pensados para estimular os jovens a agirem de forma determinada, considerando as consequências de suas ações não apenas no imediatismo, mas lembrando-se sempre de seu objetivo final.Desta forma, a intenção que está por trás de cada projeto é a de exercitar a força de vontade de cada aluno de acordo com suas necessidades e anseios, proporcionando assim o uso de sua autonomia de acordo com sua faixa etária, em direção aos seus desejos e anseios. Assim, sua posição no meio se dará através de sua ação específica com o grupo através de sua postura e atos, sejam ele interiores ou exteriores, ou até mesmo a colocação de verdades aprendidas e vividas através do diálogo que fora conquistada pelo processo de aprendizagem.
As bases nas quais todos os projetos foram estruturados abrangem:- O aluno como autor de sua própria história;
- O aluno como agente de transformação do mundo;
- A educação como meio de transformação;
- O aluno como agente ativo na sociedade através da educação;
- A formação humana integral segundo a plataforma do Ressuscitado;
- A formação individual em meio a social;
- A percepção de si mesmo em meio ao diferente, ao outro e ao mundo.