VespeR
Lorena

História do Colégio

Em 2001, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, então bispo da diocese de Lorena, conversou com Padre Joaquim Ferreira Xavier Júnior, sjr da possibilidade de assumir o Colégio Patrocínio de São José que era das Irmãs da Congregação da Sagrada Família Jesus, Maria e José. Desde de 01/04/2001 a VespeR assumiu como Mantenedora deste Colégio, fez as adequações pedagógicas e administrativas, zelou pelos cursos técnicos que sempre foram a grande tradição da cidade de Lorena, em especial, o curso técnico em química. O Colégio VespeR – Unidade Patrocínio de São José integrou o colegiado de professores e administrativos dentro da Pedagogia Psicogenética em vista de formas estudantes capacitados para os novos tempos e todos irmanados num mesmo processo pedagógico, cujo objetivo é desenvolver os estudantes visando o pleno desenvolvimento do ser humano.

Cursos | Lorena

Diferenciais da Unidade

CICLOS
TURMAS
0
ALUNOS
0

Acompanhe todas as novidades da Unidade VespeR Lorena em nosso Instagram:

We are on Instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Houve um problema com seu feed do Instagram.
Notícias Lorena
Beco da Arte
Campanha da Fraternidade 2024
Bênção das Mochilas
Lançamento – Novo Portal VespeR
Play Video

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil da Rede VespeR tem sua coluna vertebral nas atividades e ações corporais de desenvolvimento, visando resgatar e incrementar o sistema sensorial das crianças. As aulas de educação física são aplicadas por especialistas, assim como as aulas de dança e as atividades dramatizadas. Além disso, as crianças praticam judô com perfil específico para esta idade, frequentam a piscina e são introduzidas às lições de informática.

À todas essas ações, acrescentam-se apostilas baseadas em psicogenética e a inclusão do estudo de línguas. O ambiente da escola remete à natureza, num espaço lúdico e acolhedor, onde a criança pode apreciar pequenas aves e animais em sua rotina, avistar flores e frutas nas árvores e brincar como se estivesse num grande quintal. Traga seu filho para uma visita.

Ensino Fundamental Anos Iniciais

O novo Ensino Fundamental – Anos Iniciais, do grupo VespeR, compreende do 1º ao 5º ano e agora abrange as crianças de 6 anos. A proposta de ensino tem como meta desenvolver autonomia e introduz o estudo sistemático das matérias acadêmicas.

Os alunos são levados às atividades de forma concreta respeitando seu momento de desenvolvimento cognitivo, mas continuando seu trajeto de aprendizagem. Interação com o mundo digital.

Ensino Fundamental Anos Finais

O Ensino Fundamental, vai do 6º ao 9º ano e compreende a fase onde o aluno está na pré-adolescência, com suas características cognitivo afetivas sofrendo expressivas alterações. Portanto, há uma demanda diferenciada deste grupo. Nosso corpo docente está devidamente capacitado para compreendê-los e desenvolver um bom trabalho didático pedagógico.

Esse trabalho é baseado nas novas competências cerebrais que esta faixa etária apresenta. Nessa fase, os pré-adolescentes estão em busca de integrar-se a grupos sociais e encaram com naturalidade inovações tecnológicas, às quais são adeptos. A compreensão do mundo sob uma ótica mais abrangente e ampla, que busque explicar os novos deslocamentos que essa idade proporciona de forma estruturada, é o desafio do Ensino Fundamental interação com o mundo digital.

Ensino Médio

Os conhecimentos que adquirimos ao longo da vida são eternos. Buscar uma formação ideal que qualifique o aluno, preparando-o para o vestibular e mais tarde para o mercado de trabalho, é tarefa imprescindível. O Ensino Médio da Rede VespeR oferece uma visão interdisciplinar com conteúdos absolutamente formais e abstratos demandando do aluno um desenvolvimento cognitivo e cultural de alta monta.

Aliado a esse conceito metodológico, o novo Ensino Médio complementa todas as necessidades do aluno, preparando-o gradativamente para o vestibular, espelhado na realidade que o aluno vai encontrar lá fora. Independente da profissão que um dia o aluno venha a escolher, o novo Ensino Médio, visa formar um cidadão para a sociedade, naturalmente conectado à tecnologia, por ser um “nativo digital”, capaz de tomar decisões, construir pensamento original e possuir convicções sobre responsabilidade social.

Seguindo as normas do ENEM, os alunos são cobrados em seus conhecimentos de forma incisiva e obrigatória. Portanto, o foco do ensino Médio visa proporcionar ao aluno todas as ferramentas necessárias ao seu pleno desenvolvimento e capacidades peculiares para enfrentar as novas realidades que os cercarão.

CURSOS TÉCNICOS

O Colégio Vesper Patrocínio de São José vem formando ao longo dos anos, profissionais capazes de ingressar e permanecer, com sucesso, no mercado de trabalho, zelando pelo aperfeiçoamento profissional do aluno e criando condições para o desenvolvimento do pensamento crítico para as realidades práticas e avanços tecnológicos, bem como aprofundamento nos conhecimentos científicos.
O principal objetivo dos nossos cursos é formar profissionais Técnicos que atendam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, em seus artigos 35 a 37 que estabelecem que os alunos egressos do ensino fundamental e médio, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto, tenham a possibilidade de acesso à Educação Profissional, como forma de capacitação.

Os Cursos Técnicos são estruturados e organizados em módulos com terminalidade, dando direito à obtenção de certificados de qualificação técnica ao final do curso.
O currículo pleno é organizado pelo Colégio em função das necessidades do mercado de trabalho e da sociedade.
Abordamos os cursos de Mecatrônica, Química e Enfermagem.
Confira abaixo um resumo profissional de cada curso:

Mecatrônica
O curso técnico em Mecatrônica proporciona formar profissional apto a atuar no projeto, execução e instalação de máquinas e equipamentos automatizados e sistemas robotizados, realizar manutenção, medições e testes dessas máquinas, equipamentos e sistemas conforme especificações técnicas, programar e operar essas máquinas, observando as normas de segurança.


Química.
O Curso Técnico em Química habilita o profissional para atuar na execução de ensaios físico-químicos, participando do desenvolvimento de produtos e processos, da definição ou reestruturação das instalações industriais, supervisiona operações de processos químicos e operações unitárias de laboratório e produção, opera máquinas e/ou equipamentos de instalações produtivas de acordo com as normas de qualidade, boas práticas de produção, de biossegurança e controle do meio ambiente. Interpreta manuais, elabora documentação técnica rotineira e de registros legais. Pode ministrar programas de ação educativa e prestar assistência técnica. Todas as atividades são desenvolvidas conforme os limites de responsabilidade técnica, previstos em lei.

Enfermagem
O profissional de Técnico de Enfermagem será capaz de atuar como agentes na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação dos que adoecem, visando à integralidade do ser humano, tendo a formação ética e profissional levando o futuro profissional a colocar em suas ações a ciência, a tecnologia e a ética a serviço da vida. Atuará na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde— doença, realizando atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias, com ações de orientação e preparo do paciente para exames, cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.